20 Outubro
Quando fazer TIP,  semiconfinamento ou confinamento?

Quando fazer TIP, semiconfinamento ou confinamento?

A atividade pecuária tem diversas modalidades e para ter sucesso, é importante definir objetivos e estratégias para alcançá-los.

Hoje, trouxemos informações sobre 3 operações diferentes de engorda:

➡️ SEMICONFINAMENTO: é a suplementação do rebanho junto ao consumo do pasto, visando o aumento do ganho de peso e o uso de concentrado na dieta, com aproximadamente 1% do peso vivo. A principal vantagem desta operação é que exige menos mão-de-obra, em comparação com o confinamento, por exemplo.

➡️ TIP: A Terminação Intensiva a Pasto é muito utilizada em curtos espaços de tempo, para alcançar ganhos de confinamento no pasto, através da suplementação proteico-energética de cerca de 2% do peso vivo, principalmente quando o pasto está mais seco e não consegue prover todos os nutrientes ao rebanho. A operação também exige uma estrutura mais compacta, em comparação com o confinamento.

➡️ CONFINAMENTO: período de 90 a 120 dias, dependendo da estratégia da fazenda, em que a dieta total do animal é fornecida no cocho, dentro de piquetes. Trata-se de um projeto que exige planejamento e estrutura adequada, além de mão-de-obra especializada, já que costuma se oferecer mais de um trato ao dia.

A Sansão está preparada para fornecedor produtos específicos para a engorda dos seus animais, independente da modalidade de operação! Conte conosco!